Friday, September 21, 2012

Conheca os seus direitos - Deficiencia Temporaria e Mobilidade Reduzida


Um dos aspectos mais complicados da fratura de tornozelo (ou cirurgias de joelho, ou membros inferiores) e o longo processo de recuperacao. Durante esse periodo, voce vai ser tornar um deficiente fisico temporario, se locomovendo com cadeira de rodas, muletas e necessitando de auxilio constantemente.

Por isso, acho importante que voce tambem conheca seus direitos. Pedindo um atestado medico que explique sua condicao, voce pode requerer na prefeitura da sua cidade a cadeira de rodas e/ou muletas. Demora um pouco, pois voce entra em uma fila de espera, mas sai. Em SP voce fica isento do rodizio de veiculos e pode requerer o selo oficial de deficiente para estacionar seu carro nas vagas identificadas como tal em toda a cidade.

Os direitos, beneficios e ajuda prestada, vai ser diferente de cidade para cidade - se informe na sua prefeitura.

Vale a pena se informar, conhecer rotas da cidade que sejam adequadas, quais onibus tomar, onde e como pedir ajuda, quais parques tem acesso facil com cadeira de rodas, etc.

Mesmo com uma deficiencia temporaria, voce vai precisar invarialvelmente usar o equipamento publico para transporte, lazer e outros - e  nessas horas esse tipo de informacao te ajuda muito.

Eu deixo aqui o link da prefeitura de SP, que e bem completo,  para ajudar - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/

E aqui o link especifico do modelo de atestado que tem que ser preenchido e assinado pelo medico - http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Atestado_Medico_1279722161.pdf

Minha experiencia com cadeira de rodas, cadeira de banho e muletas - a espera da prefeitura pode ser de semanas. Uma boa opcao para quem nao quer esperar e comprar por um valor simbolico nas Casa Andre Luiz. Igrejas, Centros Espiritas e Instituicoes de Caridade tambem tem para doacoes. Acho valido explorar todos esses caminhos antes de comprar algo que voce so ira utilizar temporariamente, ate por que o valor de produtos novos e abusivo.

No comments:

Post a Comment