Friday, September 21, 2012

Como e o tratamento e a recuperacao de uma fratura de tornozelo?

O tempo de recuperacao de uma fratura de tornozelo varia muito dependendo do tipo e da severidade da lesao. E quase impossivel achar uma resposta a essa pergunta, vai depender muito do caso e da pessoa.

Contudo, durante minhas pesquisas, identifiquei fases do processo de recuperacao que podem ajudar a ter uma base do que esperar e quando:

Fase 1 - Analgesia, Elevacao e Gelo

Essa fase comeca assim que voce procura o hospital, e consiste em tomar medicacao para dor e inflamacao. Depois vem o raio x para identificar o tipo de lesao e diagnostico do caso - cirurgia ou nao, imobilizacao, etc. Em todos os casos, compressas de gelo antes da imobilizacao e elevacao constante da perna afetada serao indicadas para evitar e diminuir o edema da area.

Fase 2 - Imobilizacao e Cirurgia

Dependendo do caso, o medico pode optar pelo o que eles chamam de tratamento conservador, que e somente imobilizacao atraves de gesso. Mas na maioria dos casos, a indicacao e cirurgica. A cirurgia sempre tem o objetivo de colocar o osso de volta na posicao correta, recuperar o tecido mole (ligamentos, nervos e cartilagem). Quase sempre envolve uma placa de platina e pinos/parafusos - parece assustador, mas e mais simples e comum do que parece e tem uma taxa de recuperacao muito boa.

Fase 2 - Cicatrizacao Ossea

Depois da cirurgia, e mesmo se voce so engessou, a proxima parte e a cicatrizacao ossea, quando o osso cola novamente no local correto. Entenda repouso e pe para cima por pelo menos um mes, as vezes mais.
Logo depois que voce tira os pontos, o medico indica fisioterapia e as vezes bota ortopedica, ou de volta na tala gessada - tudo depende do caso.

Sobre Pisar no chão.
É muito importante não colocar peso sobre o tornozelo até o seu médico dizer que você pode. Se você colocar peso sobre o tornozelo lesionado muito cedo, os fragmentos da fratura podem mover-se ou a sua cirurgia pode falhar e você pode ter que reoperar.


Fase 3 - Descarrego parcial de peso 

Quando voce ja estiver melhorando, a boa noticia vem atraves do descarrego parcial do peso.
Nessa fase o osso precisa de carga para se recuperar totalmente e voltar a ter forca.
E nessa fase que o medico prescreve o uso de muletas para ajudar a caminhar da maneira correta para ajudar na recuperacao do tornozelo.

Fase 4 - Fisioterapia

Essa fase e meio curinga, pois comeca logo depois da cirurgia/imobilizacao - quando voce tem que mexer o joelho e os dedos constantemente para nao perder a flexibilidade. Mas a indicacao medica de tratamento com fisioterapeuta vem depois dos pontos tirados e uma boa recuperacao da cirurgia. Basicamente as fases e objetivos do tratamento de fisioterapia sao:

- ganhar amplitude de movimentos
- fortalecimento muscular
- treino de equilibrio
- treino proprioceptivo
- e finalmente voltar ao estado pre-lesao.

Muita gente e recomendada a fazer hidroginastica tambem. E gelo constantemente no tornozelo quando incha ou doi.

Fase 5 - Remocao dos pinos

Em alguns casos, e recomendavel retirar os pinos e a placa depois de algum tempo. Tem muitos casos que nao precisa - o medico vai recomendar o que e melhor e discutir custo-beneficios com voce.

Fase 6 - Recuperacao total?

Sera que vou me recuperar totalmente? Toda vez que fiz essa pergunta a medicos ou enfermeiros, todos falavam a mesma coisa - depende da fratura, da idade da pessoa, se fez o tratamento certinho, se nao teve nenhuma complicacao, fisioterapia e crucial, etc... Mas em geral se espera uma boa taxa de recuperacao.

Mas todos me lembraram tambem que varios jogadores de futebol profissional passam por essa cirurgia e voltam a jogar normalmente.


Quando retornar ao esporte ou à atividade? (Texto extraido do site da Clinica Deckers)
O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente.
Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o médico for consultado, melhor.
O retorno ao esporte acontecerá, seguramente, quando o paciente:
• Possuir total alcance de movimento do tornozelo lesionado, em comparação ao tornozelo são.
• Possuir total força do tornozelo lesionado, em comparação ao tornozelo são.
• Correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar.
• Correr em linha reta, a toda velocidade, sem mancar.
• Fizer viradas bruscas a 45º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.
• Pular com ambas as pernas e somente com a perna lesionada, sem sentir dor.





No comments:

Post a Comment